Subir a Página
TOPO

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Flavioleta - Contadora de Histórias

Flavioleta - Contadora de Histórias

Brincar é perder tempo?

Você acha que as crianças estão perdendo tempo de mais brincando? Acredita que seu filho brinca o tempo todo e não leva a escola a sério? Sente pânico a cada vez que vê os brinquedos espalhados na sala? Se sua resposta foi sim para algumas dessas perguntas esse artigo é pra você...

Por Flavioleta Diana dia em Dicas da Flavioleta

Brincar é perder tempo?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

 

Você acha que as crianças estão perdendo tempo de mais brincando?

 

Sou pedagoga de formação e trabalhei dez anos como professora/contadora de histórias escolar, passei por diversas escolas e todas reconheciam a importância do brincar, porém nem sempre conseguiam colocar em prática e eu sempre questionava por que...

Primeiramente observo que os pais, precisam aprender que o brincar é importante e segundo percebo que a escola tem que promover espaços de tempo para o professor construir uma educação lúdica, porque para ensinar brincando da mais trabalho e requer mais tempo para planejamento.

Percebo que as crianças não precisam chegar em casa carregando mil pastas com números e letras na primeira infância, elas precisam sim chegar sujas de tinta, areia e felizes contando suas aventuras mágicas no brincar, seja no brincar livre ou direcionado.

 

Acredita que seu filho brinca o tempo todo e não leva a escola a sério?

 

Eu ainda não sou mãe, mas, sou filha e tenho uma empatia enorme pelas crianças, consigo me colocar no lugar delas e se eu pudesse desenhar um mundo de paz ou falar por elas sei que elas se interessariam muito mais escolas que levam o brincar a sério.

Passei dias e dias imaginando como séria a escola se pudéssemos criar uma atmosfera de brincadeira e leveza o tempo todo, como num programa de TV que cativa seus telespectadores.

É preciso confiar no brincar, é no brincar que a criança aprende sobre o mundo, cria seus símbolos para explicar da sua maneira o que está conhecendo, é no brincar que é possível entender o que eles estão sentindo e pasmem é no brincar que se formam as crenças e isso influenciará diretamente o que ele será no futuro.

 

Sente pânico a cada vez que vê os brinquedos espalhados na sala?

 

É super natural que ele deixe os brinquedos espalhados e queira que tudo vire um grande parque de diversões, pois é assim que eles criam seu mundo e se sente mais pertencentes ao espaço. Além do que, fazem isso para chamar a atenção e adoram ver como você reage, sua voz, expressão corporal e atitude.

Em conversa com uma amiga essa semana eu explicava a ela que uma das coisas que é possível fazer é criar um cantinho só dele para o brincar e ao invés de broncas, chame a atenção dele dizendo como ele é organizado, inteligente e coloca os brinquedos no lugar depois que usa.

As palavras tem uma grande força, o que as mães dizem viram lei, além de formar as crenças de quem ele é, influenciando diretamente nas atitudes dele, educar requer paciência, respiração e viver mais tempo no presente.

 

Querido Planeta Violeta eu Amo vocês!

Até o próximo artigo...

Lembre-se de se inscrever na Nossa Lista Vip!

E até o próximo artigo!!

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Deixe seu comentário aqui:

Olá, deixe seu comentário para Brincar é perder tempo?

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Neila Wallace

Neila Wallace

Adorei o texto. E bom ver alguém com essa visão.
★★★★★DIA 17.11.18 12h14RESPONDER
Flavioleta Diana
Enviando Comentário Fechar :/
Flavioleta Diana

Flavioleta Diana

Que recado mais lindooo!!!!


Me conte um pouco mais sobre você, sobre temas que deseja ler...


Saiba que é muitoooo importante pra mim, sua presença aqui!!!!


 


 


Mil beijos de amor!


Se inscreva na nossa lista pra receber as próximas novidades!

★★★★★DIA 22.11.18 18h12RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/